Estrutura Curricular
DISCIPLINA | CH | CR | EMENTA |
LITERATURA E MEMÓRIA | 60 | 4 |
Estudo das relações entre literatura e memória. Articulações entre experiência vivida e ficção; literatura e memória cultural. |
LITERATURA, ESCRITA E REPRESENTAÇÃO | 60 | 4 |
A literatura diante de um regime estético profundamente ligado à crise e ao conceito de representação. Estudo dos desdobramentos da escrita, a partir da discussão em torno da noção de crítica articulando os desdobramentos entre teoria, literatura e escrita; escrita e escritura; escrita e representação; ampliando o debate em torno da literatura para além dos gêneros. |
MÉTODOS E PRÁTICAS DE PESQUISA NOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60 | 4 |
Exploração dos métodos contemporâneos e práticas eficazes de pesquisa em literatura. Ênfase na elaboração de projetos de pesquisa, análise textual, fontes e ética. Desenvolvimento de habilidades fundamentais para a condução de pesquisas inovadoras no campo literário. |
TÓPICOS AVANÇADOS DE TEORIA LITERÁRIA | 60 | 4 |
Fundamentos teóricos e estudos críticos recentes em torno de conceitos sobre o fato literário. Abordagens teóricas e contemporâneas sobre noções fundamentais de narrativa e poesia. Estudo das categorias analíticas da narrativa e da poesia. |
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA | 60 | 4 |
Estudo das teorias da literatura e da crítica literária consoantes com a ficção contemporânea, problematizando o estatuto dessas teorias e crítica enquanto perspectivas únicas de abordagem do literário. |
LITERATURA E ENSINO | 60 | 4 |
Análise aprofundada da interseção entre literatura e ensino, explorando as dinâmicas dos letramentos contemporâneos, a influência das tecnologias, os novos paradigmas de leitura e o impacto da literatura na formação do sujeito social. |
LITERATURA E HISTÓRIA | 60 | 4 |
O nascimento de Calíope e Clio, as diferenças entre a poética e a função histórica em Platão, a concepção de arte e a narrativa histórica na antiguidade, a noção de belo e belaletra na modernidade, a criação da ciência histórica no século XIX e a separação da literatura, a crise da cultura e o aprofundamento da noção de literatura e história, a pós-modernidade e o retorno aos fundamentos da existência na literatura e na história. |
LITERATURA, IMAGEM E OUTRAS MÍDIAS | 60 | 4 |
Estudo das relações entre literatura e outras formas artísticas a partir do paradigma da produção de imagens e de diferentes intercâmbios criativos. A imagem na escrita e em outras mídias. A literatura na era de novas tecnologias e de novos meios de produção e veiculação de imagens. A reconfiguração do valor artístico e literário. Diversas correntes teóricas propõem leituras das relações entre a literatura e outros sistemas de signos, tais como tradução intersemiótica, intermidialidade e estudos da adaptação. Essas abordagens buscam explorar uma variedade de conceitos e métodos com o objetivo de promover pesquisas relacionadas à literatura, ao diálogo interartístico estabelecido com outras mídias e à subsequente produção de imagens na contemporaneidade. |
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E AFROBRASILEIRA | 60 | 4 |
Análise crítica das literaturas africanas de Língua Portuguesa em diálogo com a Literatura Afrobrasileira. Abordagem reflexiva sobre a colonização, destacando a perspectiva decolonial tanto no âmbito político quanto literário. Exploração de obras significativas de autores e autoras representativos das literaturas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. |
TEXTUALIDADES E MODOS DE LER | 60 | 4 |
Discurso verbal como evento social. (Inter)textualidades e interdiscursividade. Teorias de texto e de discurso. Condições de produção dos gêneros. Língua e transdisciplinaridade para uma leitura de mundo. A construção dos efeitos de sentido nos diferentes textos. Leitura, multimodalidade e hipertexto nos textos ficcionais. |
TÓPICOS AVANÇADOS DE LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO | 60 | 4 |
Análise aprofundada das interseções entre literatura e estudos de gênero. Crítica de teorias, representações e narrativas que desafiam normas de gênero. Investigação da autoria feminina, narrativas de resistência e estudos interseccionais. Discussão sobre como a literatura contribui para a desconstrução de normas literárias tradicionais. |
TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS COMPARADOS | 60 | 4 |
Exploração das interconexões culturais por meio dos Estudos Comparados, com ênfase nas literaturas, memórias e culturas. Destaca-se a importância dessas disciplinas como meios de estabelecer diálogos e promover aproximações entre os universos literários e culturais de distintas nações e continentes. |
TÓPICOS DE LITERATURA E CULTURA POPULAR | 60 | 4 |
Articulações entre literatura e cultura popular. Estudo das relações entre literatura e cultura no delineamento social. Cultura popular: relações entre as oralidades, performance e imaginário. Poéticas populares: as danças, canção, mitos e festas populares maranhenses. |
TÓPICOS DE LITERATURA MARANHENSE | 60 |
4 |
Literatura Maranhense: das origens à contemporaneidade numa visão contextual. Principais representantes e obras. Análise crítico-analítica de obras literárias maranhenses. |
DESCRIÇÃO DA OFERTA DE CURSO PARA O MESTRADO:
Segundo o Regimento interno do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, no que tange ao CAPITULO III sobre Currículo, Disciplinas e Programas:
Art. 13º. O Currículo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão, em nível de Mestrado, é constituído de 26 créditos, dos quais 20 (vinte) correspondem a créditos em disciplinas, e 6 (seis) em créditos relativos à elaboração da dissertação. A estrutura curricular é composta de 02 (dois) Núcleos de Disciplinas: Obrigatórias e Eletivas.
§ 1º As Disciplinas Obrigatórias visam oferecer, para as Áreas de Concentração, as bases teóricas em Teoria Literária, bem como a produção do conhecimento necessário à formação do docente e do pesquisador na Área de Letras, compreendendo 8 créditos.
§ 2º As Disciplinas Eletivas visam oferecer oportunidades de aprofundamento de temáticas vinculadas às áreas de pesquisa dos professores e ao interesse dos alunos quanto ao desenvolvimento de seu projeto de dissertação, perfazendo um total de 12 (doze) créditos;
§ 3º O aluno poderá também cursar disciplinas eletivas em outros Programas de Pós-Graduação de outras IES, desde que o total de créditos das disciplinas cursadas não ultrapasse o limite de 8 créditos;
§ 4º Cada crédito corresponde a 15 horas;
Art. 17º No Mestrado, os créditos a serem obtidos pelos alunos obedecerão à seguinte distribuição:
– 08 (oito) créditos em disciplinas Obrigatórias;
– No mínimo 12 (doze) créditos em disciplinas Eletivas, escolhidas conforme o projeto de estudo do mestrando;
– 06 (seis) créditos correspondentes à elaboração da Dissertação.
Art. 20º O aproveitamento de créditos adquiridos pelos alunos em outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, requerido pelo aluno e devidamente justificado pelo Orientador, deverá ser apreciado pelo Colegiado do Programa, não podendo exceder a 1/3 (um terço) dos créditos mínimos referidos às disciplinas;
§ 1º Somente poderão ser aceitas disciplinas que tenham sido cursadas em época não anterior a 02 (dois) anos à matrícula do candidato no Programa;
§ 2º Para os fins do disposto neste Artigo, o aluno deverá fornecer os certificados ou declarações de conclusão com aproveitamento, acompanhado dos respectivos Programas nas disciplinas cursadas, bem como as declarações de situação do Programa perante a CAPES.
Para integralizar o Mestrado em Letras, o aluno deverá cursar (ver CAPÍTULO IV – REGIMENTO INTERNO na íntegra):
- a) 2 disciplinas obrigatórias, todas de 60h/ 04 créditos cada uma, totalizando 120h/ 08 créditos para as disciplinas obrigatórias.
- b) 3 disciplinas eletivas de 60h/ 04 créditos cada uma, totalizando 180h/ 12 créditos para as disciplinas eletivas, antes do exame de qualificação.
- c) 20 (vinte) correspondem a créditos em disciplinas e a elaboração da dissertação terá o valor de 06 (seis) créditos.
- d) Cada crédito corresponde a 15 horas, compreendendo aulas teóricas, seminários, pesquisas e elaboração da dissertação/tese;
- d) O curso terá como duração mínima de 24 (vinte e quatro meses) e máxima de 30 (trinta) meses, totalizando um mínimo de 390h (trezentos e noventa horas)/ 26 créditos.
- e) O estágio de docência, 60h/ 04 créditos e será obrigatório para os alunos bolsistas que deverão cumpri-lo, integralizando 420h (quatrocentos e vinte horas)/28 créditos.
DESCRIÇÃO DA OFERTA DE CURSO PARA O DOUTORADO:
O aluno deverá cursar um total de no mínimo de 5 disciplinas, duas obrigatórias: Métodos e Práticas de Pesquisa nos Estudos Literários, e Tópicos avançados de Teoria Literária, para as duas linhas de pesquisa. Literatura, Escrita e Representação é obrigatória para a Linha de Pesquisa: Literatura, subjetividades, Artes e Outras Mídias e complementará carga horária com mais duas eletivas. Já para a linha de Literatura, Memória e Cultura, a disciplina obrigatória é: Literatura e Memória, e mais duas eletivas, integralizando 20 créditos (60 horas cada) mais as atividades complementares (8 créditos) e tese (20 créditos). As disciplinas eletivas serão definidas de comum acordo entre o aluno e o professor-orientador, levando em consideração a afinidade com o objeto da pesquisa. Poderão ser consideradas eletivas até duas disciplinas (50%) cursadas anteriormente, desde que possuam afinidade com a tese do doutorando, atestada pelo orientador. Como eletivas poderão também ser consideradas até duas disciplinas cursadas em outras IES, nacionais e internacionais. As disciplinas obrigatórias e eletivas deverão ser cursadas ao longo dos quatro primeiros semestres.
No final do quarto semestre, deverá ser realizado o Exame de Qualificação e, até ao final do oitavo semestre, a defesa da Tese. O curso de Doutorado terá duração mínima de 36 (trinta e seis) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses, totalizando um mínimo de 720 (setecentos e vinte) horas e 48 (quarenta e oito) créditos, incluindo a defesa do Trabalho Final. Os 48 créditos ficaram assim distribuídos: disciplinas obrigatórias (03), disciplinas eletivas (02), atividades complementares (08) créditos e defesa do trabalho final (20) créditos.
As disciplinas estão divididas em obrigatórias e eletivas. Será ofertado 2 disciplinas de cunho mais amplo, de caráter comum às duas linhas de pesquisa, 6 (seis) disciplinas da linha de pesquisa Literatura, Subjetividade, Artes e Mídias e 6 (seis) disciplinas da linha de pesquisa Literatura, Memória e Cultura.
As Disciplinas Obrigatórias visam oferecer, para as Áreas de Concentração, as bases teóricas em Teoria Literária, bem como a produção do conhecimento necessário à formação do docente e do pesquisador na Área de Letras, compreendendo um total de 8 créditos.
Cada crédito corresponde a 15 horas;
A integralização dos estudos necessários será expressa em unidades de crédito;
Cada unidade de crédito corresponderá a 15 (quinze) horas de atividades programadas, compreendendo aulas teóricas, seminários, pesquisas e elaboração da dissertação/tese;
O número mínimo de créditos exigidos para a conclusão é de 20 créditos em disciplinas 08 créditos em atividades curriculares e 20 créditos para a elaboração da Tese.
Dentre os 20 créditos exigidos em disciplinas, 12 (doze) deverão ser cursados no PPGLetras, podendo o aluno cursar até 8 (oito) créditos em outras IES;
Os créditos a serem obtidos pelos alunos obedecerão à seguinte distribuição:
I – 12 (doze) créditos em disciplinas Obrigatórias;
II – No mínimo 8 (oito) créditos em disciplinas Eletivas, escolhidas conforme o projeto de estudo do doutorando;
III – 20 (vinte) créditos correspondentes à elaboração da Tese.
IV – 08 (oito) créditos em atividades complementares.
Horário de Funcionamento:
As disciplinas serão oferecidas no período matutino, das 8 às 12 horas e vespertino, das 14 às 18 horas, conforme o cronograma estabelecido pelo professor.
As disciplinas poderão ser oferecidas em dois dias da semana, período integral durante um semestre ou serem concentradas em duas ou três semanas.
Obs.: Somente poderão ser aceitas disciplinas que tenham sido cursadas em época não anterior a 02 (dois) anos à matrícula do candidato no Programa.