Linhas de Pesquisa
Área de Concentração: Teoria Literária
A área de concentração em Teoria Literária dedica-se ao estudo meticuloso dos fenômenos literários, enfatizando abordagens de natureza crítica, estética, historiográfica e teórica. A área explora os textos literários a partir de suas complexas relações com outros discursos e sistemas semióticos, considerando a literatura não apenas como uma manifestação artística, mas como um campo intrinsecamente conectado a uma riqueza de manifestações culturais, sociais e estéticas.
Linhas de pesquisa
a) Literatura e Subjetividades, outras Artes e Mídias: A linha de pesquisa tenciona investigar a literatura e suas potências criadoras de subjetividades, suas relações com outras artes e mídias, questões de estética e de representação, a fim de interpretar obras e dialogar com diferentes áreas do conhecimento. Os projetos de pesquisa levam em conta, entre outras possibilidades: as relações com diferentes saberes; a interpretação poética; a narratividade e seus possíveis desdobramentos; as novas textualidades e seus modos de ler; a inscrição do sujeito na contemporaneidade; novas experiências estéticas.
b) Literatura, Memória e Cultura: A linha de pesquisa acolhe projetos que investigam a Literatura como fenômeno histórico, cujos desdobramentos possibilitam estabelecer diálogos e instaurar novas significações à identidade, cultura e memória. Para abordar o entrelaçamento entre memória e relações sociais a partir do literário, os projetos poderão articular-se em torno dos seguintes eixos: Literatura, cultura e formação social; Literatura e memória; Literatura e Identidade; Literatura Infanto-juvenil e oralidade; entrecruzamento do texto histórico e literário.