CURSOS OFERTADOS PELO PROGRAMA

DISCIPLINA CH CR EMENTA
LITERATURA E MEMÓRIA 60 4 Estudo das relações entre literatura e memória. Articulações entre experiência vivida e ficção; literatura e memória cultural.
LITERATURA, ESCRITA E REPRESENTAÇÃO 60 4 A literatura diante de um regime estético profundamente ligado à crise e ao conceito de representação. Estudo dos desdobramentos da escrita, a partir da discussão em torno do noção de crítica articulando os desdobramentos entre ficção literária, ficção crítica, escrita e escrita e representação; ampliando-se tais conceitos para além dos gêneros.
MÉTODOS E PRÁTICAS DE PESQUISAS NOS ESTUDOS LITERÁRIOS 60 4 Exploração dos métodos contemporâneos e práticas eficazes de pesquisa em literatura. Ênfase na elaboração de projetos de pesquisa, assim como na condução de análises em diversos gêneros literários.
TÓPICOS AVANÇADOS DE TEORIA LITERÁRIA 60 4 Fundamentos teóricos e estudos críticos recentes em torno de conceitos sobre o fato literário. Abordagens teóricas e contemporâneas sobre noções fundamentais de narrativa e poesia.
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA 60 4 Estudo das categorias analíticas da narrativa e da poesia. Estudo das teorias da literatura e da crítica literária consonantes com a ficção contemporânea, problematizando o estatuto dessas teorias e crítica enquanto perspectivas únicas de abordagem do literário.
LITERATURA E ENSINO 60 4 Análise aprofundada da interseção entre literatura e ensino, explorando as dimensões dos literários contemporâneos, a influência das tecnologias, os novos paradigmas da leitura e o impacto da literatura na formação crítica e cidadã.
LITERATURA E HISTÓRIA 60 4 O nascimento de Calíope e Clio, as diferenças entre a poética e a função histórica em Platão, a concepção de arte e a narrativa histórica na antiguidade, noção de belo e beleza na modernidade, a criação da ciência histórica no século XIX e a separação da literatura, a crise da cultura e o aprofundamento da noção de literatura e história, a pós-modernidade e o retorno aos fundamentos da existência na literatura e na história.
LITERATURA, IMAGEM E OUTRAS MÍDIAS 60 4 Estudo das relações entre literatura e outras formas artísticas a partir do paradigma da produção de imagens e de diferentes intertempos criativos. A imagem na escrita e em outras mídias. A literatura na era de novas tecnologias e de novos modos de produção e veiculação de imagens. A reconfiguração do valor artístico e literário. Diversas correntes teóricas propõem leituras das relações entre a literatura e outros sistemas e signos, como tradução intersemiótica, intermidialidade e estudos da adaptação. Essas abordagens buscam compreender uma variedade de conceitos e métodos com o objetivo de promover pesquisas relacionadas à literatura, ao diálogo interartístico estabelecido com outras mídias e à subsequente produção em massa contemporaneidade. Análise crítica das literaturas africanas de língua portuguesa em diálogo com a Literatura Afrobrasileira.
LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E AFROBRASILEIRA 60 4 Abordagem reflexiva sobre a colonização, destacando a perspectiva decolonial tanto no âmbito político quanto literário. Exploração de obras significativas de autores e autoras representativos das literaturas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
TEXTUALIDADES E MODOS DE LER 60 4 Discurso verbal como evento social. Intertextualidades e interdiscursividade. Teorias de texto e discurso. Condições de produção dos gêneros. Língua e transdisciplinaridade para uma leitura de mundo. A construção dos efeitos de sentido nos diferentes textos. Leitura, multimodalidade e hipertexto nos textos ficcionais.
TÓPICOS AVANÇADOS DE LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO 60 4 Análise aprofundada das interseções entre literatura e estudos de gênero. Crítica de teorias, representações e narrativas que desafiam normas de gênero. Investigação da autoria feminina, narrativas de resistência e estudos interseccionais. Discussão sobre o papel da literatura para a desconstrução de normas literárias tradicionais.
TÓPICOS AVANÇADOS EM ESTUDOS COMPARADOS 60 4 Exploração das interconexões culturais por meio dos Estudos Comparados, com ênfase nas literaturas, memórias e culturas. Destaca-se a importância dessas disciplinas como meios de estabelecer diálogos e promover aproximações entre os universos literários e culturais de distintas nações e continentes.
TÓPICOS DE LITERATURA E CULTURA POPULAR 60 4 Articulações entre literatura e cultura popular. Estudo das relações entre literatura e cultura no delineamento social. Cultura popular: relações entre as oralidades, performance e imaginário. Poéticas populares: as danças, canção, mitos e festas populares maranhenses.

 

 

DESCRIÇÃO DA OFERTA DE CURSO PARA O MESTRADO:

Segundo o Regimento interno do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, no que tange ao CAPITULO III sobre Currículo, Disciplinas e Programas:

Art. 13º. O Currículo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão, em nível de Mestrado, é constituído de 26 créditos, dos quais 20 (vinte) correspondem a créditos em disciplinas, e 6 (seis) em créditos relativos à elaboração da dissertação. A estrutura curricular é composta de 02 (dois) Núcleos de Disciplinas: Obrigatórias e Eletivas.

Art. 17º No Mestrado, os créditos a serem obtidos pelos alunos obedecerão à seguinte distribuição:

– 08 (oito) créditos em disciplinas Obrigatórias;

 No mínimo 12 (doze) créditos em disciplinas Eletivas, escolhidas conforme o projeto de estudo do mestrando;

– 06 (seis) créditos correspondentes à elaboração da Dissertação.

Art. 20º O aproveitamento de créditos adquiridos pelos alunos em outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, requerido pelo aluno e devidamente justificado pelo Orientador, deverá ser apreciado pelo Colegiado do Programa, não podendo exceder a 1/3 (um terço) dos créditos mínimos referidos às disciplinas;

Para integralizar o Mestrado em Letras, o aluno deverá cursar (ver CAPÍTULO IV – REGIMENTO INTERNO na íntegra):

  1. a) 2 disciplinas obrigatórias, todas de 60h/ 04 créditos cada uma, totalizando 120h/ 08 créditos para as disciplinas obrigatórias.
  2. b) 3 disciplinas eletivas de 60h/ 04 créditos cada uma, totalizando 180h/ 12 créditos para as disciplinas eletivas, antes do exame de qualificação.
  3. c) 20 (vinte) correspondem a créditos em disciplinas e a elaboração da dissertação terá o valor de 06 (seis) créditos.
  4. d) Cada crédito corresponde a 15 horas, compreendendo aulas teóricas, seminários, pesquisas e elaboração da dissertação/tese;
  5. d) O curso terá como duração mínima de 24 (vinte e quatro meses) e máxima de 30 (trinta) meses, totalizando um mínimo de 390h (trezentos e noventa horas)/ 26 créditos.
  6. e) O estágio de docência, 60h/ 04 créditos e será obrigatório para os alunos bolsistas que deverão cumpri-lo, integralizando 420h (quatrocentos e vinte horas)/28 créditos.

 

DESCRIÇÃO DA OFERTA DE CURSO PARA O DOUTORADO:

O aluno deverá cursar um total de no mínimo de 5 disciplinas, duas obrigatórias: Métodos e Práticas de Pesquisa nos Estudos Literários, e Tópicos avançados de Teoria Literária, para as duas linhas de pesquisa. Literatura, Escrita e Representação é obrigatória para a Linha de Pesquisa: Literatura, subjetividades, Artes e Outras Mídias e complementará carga horária com mais duas eletivas. Já para a linha de Literatura, Memória e Cultura, a disciplina obrigatória é: Literatura e Memória, e mais duas eletivas, integralizando 20 créditos (60 horas cada) mais as atividades complementares (8 créditos) e tese (20 créditos). As disciplinas eletivas serão definidas de comum acordo entre o aluno e o professor-orientador, levando em consideração a afinidade com o objeto da pesquisa. Poderão ser consideradas eletivas até duas disciplinas (50%) cursadas anteriormente, desde que possuam afinidade com a tese do doutorando, atestada pelo orientador. Como eletivas poderão também ser consideradas até duas disciplinas cursadas em outras IES, nacionais e internacionais. As disciplinas obrigatórias e eletivas deverão ser cursadas ao longo dos quatro primeiros semestres.

No final do quarto semestre, deverá ser realizado o Exame de Qualificação e, até ao final do oitavo semestre, a defesa da Tese. O curso de Doutorado terá duração mínima de 36 (trinta e seis) meses e máxima de 48 (quarenta e oito) meses, totalizando um mínimo de 720 (setecentos e vinte) horas e 48 (quarenta e oito) créditos, incluindo a defesa do Trabalho Final. Os 48 créditos ficaram assim distribuídos: disciplinas obrigatórias (03), disciplinas eletivas (02), atividades complementares (08) créditos e defesa do trabalho final (20) créditos.

As disciplinas estão divididas em obrigatórias e eletivas. Será ofertado 2 disciplinas de cunho mais amplo, de caráter comum às duas linhas de pesquisa, 6 (seis) disciplinas da linha de pesquisa Literatura, Subjetividade, Artes e Mídias e 6 (seis) disciplinas da linha de pesquisa Literatura, Memória e Cultura.

As Disciplinas Obrigatórias visam oferecer, para as Áreas de Concentração, as bases teóricas em Teoria Literária, bem como a produção do conhecimento necessário à formação do docente e do pesquisador na Área de Letras, compreendendo um total de 8 créditos.

Cada crédito corresponde a 15 horas;

A integralização dos estudos necessários será expressa em unidades de crédito;

Cada unidade de crédito corresponderá a 15 (quinze) horas de atividades programadas, compreendendo aulas teóricas, seminários, pesquisas e elaboração da dissertação/tese;

O número mínimo de créditos exigidos para a conclusão é de 20 créditos em disciplinas 08 créditos em atividades curriculares e 20 créditos para a elaboração da Tese.

Dentre os 20 créditos exigidos em disciplinas, 12 (doze) deverão ser cursados no PPGLetras, podendo o aluno cursar até 8 (oito) créditos em outras IES;

Os créditos a serem obtidos pelos alunos obedecerão à seguinte distribuição:

I – 12 (doze) créditos em disciplinas Obrigatórias;

II – No mínimo 8 (oito) créditos em disciplinas Eletivas, escolhidas conforme o projeto de estudo do doutorando;

III – 20 (vinte) créditos correspondentes à elaboração da Tese.

IV – 08 (oito) créditos em atividades complementares.

 

Horário de Funcionamento:

As disciplinas serão oferecidas no período matutino, das 8 às 12 horas, e vespertino, das 14 às 18 horas, conforme o cronograma estabelecido pelo professor.
As disciplinas poderão ser oferecidas em dois dias da semana, período integral durante um semestre ou serem concentradas em duas ou três semanas.

Obs.: Somente poderão ser aceitas disciplinas que tenham sido cursadas em época não anterior a 02 (dois) anos à matrícula do candidato no Programa.